Parques

Cansado da correria? Estressado? Você sabia que está em meio a natureza é uma santa terapia para relaxar e se desconectar.

Mesmo se tratando da maior cidade da Espanha, Madrid mistura com maestria o urbano com grandes áreas verdes.

Com mais de 3 milhões de habitantes, a capital espanhola conta com excelentes opções para entrar em contato com a natureza, passear e relaxar.

A seguir, confira os 10 dos melhores parques de Madrid, para aproveitar o seu tempo livre para o lazer saudável.

1. El Retiro

Grande Lago do El Retiro

O Parque El Retiro é um paraíso verde no centro de Madrid.

O espaço destaca-se pela grande dimensão e também pela grande diversidade de espécies vegetais. 

O Retiro possui áreas tão interessantes quanto diferenciadas, como o Lago Grande, o parterre à francesa, o roseiral, o Bosque da Memória, etc.

O parque não é apenas um dos pulmões de Madrid, mas também oferece atividades culturais, de lazer e esportes. 

Entre seus elementos arquitetônicos e históricos mais importantes estão: o Lago Grande, Palácio de Cristal, Palácio de Velázquez

O Palácio de Cristal, um pavilhão romântico criado para acomodar uma exposição de plantas exóticas na Exposição Filipina de 1887, é um dos principais exemplos da arquitetura em ferro na Espanha.

2. O Capricho

El Capricho

O Parque do Capricho está localizado na Alameda de Osuna, no distrito de Barajas. 

Foi encomendado pela Duquesa de Osuna em 1787, cujo resultado foi um dos mais belos parques de Madrid. 

Abrangendo 14 hectares, inclui um palácio, um lago, a Fonte dos Golfinhos, a Praça dos Imperadores e muito mais. 

El Capricho

É o único jardim da capital pertencente ao Romantismo, perfeito para fugir dos agitos da zona urbana e procurar um pouco de inspiração. 

O parque também esconde um bunker da Guerra Civil!

3. Madrid Río

Madrid Río

Com mais de 10 quilômetros, o Parque Madrid Río é uma excelente opção para praticar ciclismo, running e outros esportes, além de poder relaxar nas amplas esplanadas de gramado e desfrutar das vistas dos seus mirantes.

Madrid Río foi concebido como uma zona pedonal e recreativa, com espaços verdes, zonas desportivas, zonas de merendas, etc. 

Este espaço está localizado às margens do rio Manzanares e, graças à sua relevância, foi premiado em 2016 com um prêmio de desenho urbano concedido pela Universidade de Harvard. 

Madrid Río também tem pontos de interesse cultural como a ponte de Segóvia e a ermida Virgen del Puerto.

4. Parque Cerro del Tío Pío

Parque Cerro del Tío Pío

O bairro madrileno de Numancia abriga o Parque del Cerro del Tío Pío, popularmente conhecido como o “parque das sete tetas”, pois possui sete colinas. 

Devido à sua localização privilegiada, aqui você pode desfrutar de uma vista espetacular de Madrid e, como se isso não bastasse, contemplar o melhor pôr do sol da capital.

5. Jardins Sabatini

Jardins Sabatini

Um parque central neoclássico, que possui um lago com vista para o Palácio Real e uma área de 2,66 hectares.

O parque Jardins Sabatini é um local tranquilo para uma pausa merecida do dia a dia.

Desde 1978, estes jardins dedicados ao arquiteto italiano Francesco Sabatini fazem parte da o complexo real.

6. Casa de campo

Casa de Campo

O Jardim Casa de Campo está localizado no bairro homônimo, com Pozuelo de Alarcón a oeste e o bairro Latina ao sul. 

Com mais de 1.700 hectares, é o maior parque público de Madrid, sua dimensão supera o Central Park em Nova York, quintuplicando de tamanho. 

A Casa de Campo é um parque urbano mas com uma área florestal marcada. Tem um interessante trilho botânico plano de 4km, que vai do Lago à Puerta del Zarzón seguindo o curso do Arroio Meaques. 

Além disso, a variedade de ecossistemas presentes nesta área da cidade possibilita a presença de uma grande biodiversidade de avifauna.

Estão inseridos na Casa de Campo o Zoo Aquarium e o parque de diversões da cidade.

7. Jardins do Templo de Debod

Em 1968, Manuel Herrero Palacios projetou estes jardins de 8 hectares, localizados na zona da Princesa, para que o Templo de Debod .

Doado pelo governo egípcio a Espanha, os jardins e o templo foram inaugurados em 1972, situados junto ao que é conhecido como Parque de la Montaña, enquadrado, por sua vez, no Parque del Oeste .

8. Jardim Botânico Real

Jardim Botânico Real

Declarado Jardim Artístico em 1942, o Real Jardim Botânico de Madrid está localizado na parte antiga da cidade, ao lado do Museu do Prado e do Retiro. 

Fundado em 1755, o Jardim Botânico tem entre suas coleções um herbário com mais de um milhão de folhas, além de uma amostra de 5.000 espécies de plantas vivas.

9. Parque de La Gavia

O Parque de la Gavia é uma das áreas verdes mais singulares do Ensanche de Vallecas, com uma área de cerca de 36 hectares.

Possui diferentes colinas que permitem a visão da paisagem de vários ângulos e alturas.

10. Parque Juan Carlos I

O Parque Juan Carlos I está localizado no distrito de Barajas, e possui 160 hectares, incluindo um lago, um auditório ao ar livre e um olival com 2.000 exemplares. 

O parque é um espaço ideal para a realização de diferentes esportes. Tem uma grande pista de patinação, um lago, uma ciclovia e um serviço de aluguel gratuito de bicicletas.

Além disso, a cada meia hora, um trenzinho percorre o parque gratuitamente. Nos fins de semana, uma infinidade de oficinas são organizadas para os mais pequenos.

Translate »