Após a apuração das urnas de Madrid, Lula sai na frente na disputa presidencial
Com 52% dos votos válidos, contra 37,1% de Jair Bolsonaro, Lula vence o atual presidente, nas urnas em Madrid.
Dos 5.956 eleitores, 2.874 votaram em Lula e 2.052 em Bolsonaro. Os restante dos votos foram para os demais candidatos, além de brancos e nulos.
Vale mencionar que 160 votos de uma seção não foram divulgados, pois a urna eletrônica apresentou problema.
No total, a Zona Eleitoral, localizada na Casa do Brasil, contou com 26 urnas, sendo 23 urnas eletrônicas, duas no papel, e uma seção que teve metade de votos realizados em urna eletrônica e a outra metade em voto impresso, após a máquina parar de funcionar.
A respectiva Zona Eleitoral é sede de votação dos brasileiros residentes tanto em Madrid, quanto na região oeste da Espanha e também em Canárias.
Dia de votação em Madrid
Neste domingo (02), quase seis mil brasileiros compareceram as urnas, para decidir quem será o presidente do Brasil nos próximo quatro anos.
Durante todo o dia, uma larga fila se mantinha formada no exterior da Casa do Brasil.
Os eleitores encararam, com entusiasmo, uma espera aproximada de 30 minutos, em um dia ensolarado.
Fechamento das portas
As portas foram fechadas às 17h, com a passagem da última eleitora que chegava as pressas ao local.
“Foi Deus quem me ajudou. Eu precisei correr para chegar antes que fechassem as portas. Eu cheguei com a língua para fora. Mas foi um alívio quando consegui entrar, no justo momento em que já estavam fechando as portas”, contou a curitibana Marta Cristina, secretária, que há 18 anos vive na Espanha.
Mesmo chegando em cima da hora, ela acrescentou que votar não representa uma obrigação. “Eu venho por amor a nossa pátria. Amor ao Brasil. Faço questão de votar”, finalizou.
Tarcísio Alves, aposentado de Fortaleza, que reside há 20 anos na Espanha, enxerga a eleição de 2022 muito polemizada. “Existem muitas discussões entre brasileiros. Não se discute a democracia. Se discute os políticos, a corrupção, os roubos e ladrões. Falta discutir, melhorar a democracia as instituições”, comentou.
Aumento de Eleitores
Desde as últimas eleições presidenciais, em 2018, o aumento de eleitores em Madrid foi de 25%, que passou de 16 mil para quase 20 mil brasileiros.