A Comissão Europeia anunciou, oficialmente, que o sistema de autorização de viagem ETIAS se tornará uma realidade em maio de 2023.
Todos os brasileiros que pretendem visitar a Europa, a partir de maio de 2023, deverão solicitar uma espécie de “visto”, denominado como “ETIAS” (Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem).
Criado pela União Europeia, o ETIAS é um programa de visto europeu para turista, que visa proteger e fortalecer suas fronteiras.
O principal objetivo do ETIAS é identificar possíveis ameaças ou riscos associados aos visitantes, que viajam para qualquer um dos países do Espaço Schengen.
Com validade de 3 anos, o ETIAS foi idealizado para estadias de curta duração, de até 90 dias.
Além dos 26 países do Espaço Schengen, o ETIAS será obrigatório para a Bulgária, Croácia, Chipre e Romênia, que estão em processo de adesão ao Espaço Schengen.
Como funciona
O ETIAS estará disponível online para todos os viajantes, que desejam visitar um ou mais países do Espaço Schengen.
Para receber a autorização de viagem, os viajantes precisam atender aos requisitos do ETIAS, que são: possuir um passaporte válido e um cartão de débito ou crédito, (para pagar a taxa de inscrição. O valor ainda não foi divulgado), e informar um endereço de e-mail.
O aplicativo ETIAS também solicita que os viajantes preencham informações biográficas básicas, incluindo nome completo, data de nascimento e país de residência.
Ao preencher o formulário, o solicitante deve fornecer os detalhes do passaporte. E ao final do processo, haverá um conjunto de questões de segurança e saúde.
Segundo o site do Etias, o processo é simples e rápido. A maioria dos pedidos será processada em minutos.
Todos os dispositivos são verificados em uma série de bancos de dados de segurança, entre eles, SIS, VIS, EUROPOL DATA, Interpol e muito mais.
O ETIAS tem suas regras de triagem exclusivas e uma lista de observação. Após a revisão de um pedido, o requerente receberá uma mensagem de confirmação com a autorização de viagem no endereço de e-mail fornecido.
Quanto custará o ETIAS
O custo do ETIAS consistirá na taxa exigida pelas autoridades europeias mais quaisquer taxas administrativas que possam ser aplicadas. (Valores ainda não informados até o momento)
Os solicitantes precisarão pagar o valor com cartão de crédito ou débito para finalizar sua inscrição e receber a aprovação do ETIAS.