Chega ao fim a greve dos médicos da Atenção Primária de Madrid

Serviços da Atenção Primária voltam a funcionar normalmente nesta sexta-feira (17).

Foto Divulgação AMYTS: Médicos manifestando em Madrid

Após 3 meses e 23 dias do início da greve, finalmente, a Consejería de Saúde da Comunidade de Madrid chegou a um acordo com o Comitê de Greve da Atenção Primária, para finalizar este movimento histórico, iniciado no dia 21 de novembro de 2022. 

O pré-acordo iniciou na última quarta-feira (15), durante uma reunião convocada pela Consejería para apresentar uma nova proposta aos representantes do Comitê de Greve da Atenção Primária.

Na manhã seguinte (16), o acordo foi firmado, após o Comitê ter recebido uma resposta positiva dos médicos, sinalizando a aceitação da nova proposta.

Entre as conquistas dos profissionais de saúde, está a criação de um novo modelo de gestão de agenda, para diminuir a sobrecarga de atendimentos por dia.

A Comissão de Greve da Atenção Básica informa que estará atenta para que o cumprimento do acordo seja efetivo. 

O acordo

A nova proposta de modelo da Atenção Primária visa melhorar os serviços no atendimento e proporcionar melhores condições de trabalho aos profissionais da saúde.

Por outro lado, também visa travar a fuga de profissionais para outras Comunidades Autônomas, ao mesmo tempo que pretende tornar Madrid uma região mais atrativa para médicos de família e pediatras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »