O plano visa garantir melhorares condições de vida para pessoas com mobilidade reduzida e deficiências sensoriais e intelectuais
O Presidente da Câmara de Madrid, José Luis Martínez-Almeida, acompanhado do Vice-Vereador da Habitação, Álvaro González, e representantes dos grupos municipais, apresentou hoje o Plano Adapta Madrid 2022 que visa eliminar as barreiras arquitetônicas nas habitações, para que as pessoas com mobilidade reduzida e deficiências sensoriais e intelectuais possam adaptar o interior de suas casas e assim alcançar uma vida mais autônoma e em igualdade de condições.
“Entendemos que se Madrid é a melhor cidade para se viver, temos de criar as condições necessárias para que isso se torne realidade”, sublinhou Almeida.
O Plano Adapta 2022 está dotado de 3 milhões de euros, “um orçamento que também assumimos o compromisso de ser expansível caso fique aquém” esclareceu Almeida.
Além disso, incorpora como novidade que as instalações que estão no piso térreo de edifícios para uso residencial também podem se beneficiar do plano.
O prazo para submissão de candidaturas estará aberto a partir de amanhã, quinta-feira, 28 de abril, e toda a informação sobre estas bolsas pode ser consultada no site da Transforma Madrid .
O Plano Adapta 2022 destina-se a pessoas com deficiência igual ou superior a 33% que incluam um grau positivo de mobilidade reduzida ou que seja de natureza sensorial, pessoas com deficiência visual igual ou superior a 65% e pessoas com deficiência intelectual igual ou superior a 33%.
Entre as ações que subsidia, está a adaptação de banheiros e cozinhas; adaptação de portas, corredores e pavimentos; instalações de domésticas, colocação de gruas; isolamento acústico, entre outras medidas.