Díaz Ayuso anuncia a abertura de escolas públicas em dias não letivos para a conciliação laboral das famílias

A medida entrará em vigor a partir de janeiro de 2024 

Foto ilustração

“O governo da Comunidade de Madrid vai estar ao lado das famílias para ajudá-las a enfrentar o dia a dia e conciliar o trabalho com o cuidado dos filhos”, declarou a presidente Isabel Díaz Ayuso, durante sua visita às obras do novo público IES Blanca Fernández Ochoa. 

O discurso seguiu com o anúncio da abertura das escolas públicas em dias não letivos. “Para o ano que vem, abriremos os colégios públicos nos dias prévios do início do curso escolar e também nos períodos de Natal, Páscoa e puentes“, anunciou a presidente Isabel Díaz Ayuso.

A medida abrangerá a alunos do 2º ciclo da Educação Infantil (3-6 anos) e Primário (6-12 anos).

A iniciativa será concretizada através de atividades extracurriculares gratuitas, com o objetivo de que os menores possam estar nos centros, realizando diferentes atividades relacionadas com apoio e estudo, reforço de idiomas, esportes e classes artísticas. 

A medida entrará em vigor a partir de janeiro de 2024 e, para a sua consolidação, serão celebrados acordos com os ayuntamientos e proprietários destes edifícios.

Na linha de “estar à disposição das famílias, e especialmente daquelas com maiores dificuldades econômicas”, Díaz Ayuso também divulgou outra medida inovadora, que servirá para promover a igualdade entre todos os alunos: a concessão de ajuda para realizar atividades extracurriculares. 

“Nenhum aluno vai deixar de visitar museus, ir ao teatro, fazer excursões ou aprender um instrumento por falta de recursos financeiros”, afirmou. 

Para ambas as medidas, a Comunidade de Madrid calcula destinar 12 milhões de euros e atingir 200.000 beneficiários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »