Serviço de bicicleta elétrica passa a ser gratuito a partir de hoje em Madrid

Serviço público de bicicletas elétricas de Madrid estará gratuito até 31 de julho

Alcalde de Madrid, José Luis Martínez-Almeida, inaugurando o novo modelo Bicimad

A gratuidade entra em vigor junto com a inauguração de 60 estações – com mais de 700 bicicletas elétricas, do novo modelo Bicimad – realizada na manhã desta terça-feira (07), pelo alcalde de Madrid, José Luis Martínez-Almeida.

O serviço seguirá gratuito até o dia 31 de julho, para popularizar o uso das bicicletas e incentivar a mobilidade sustentável na cidade.

Nas palavras de Almeida, o Ayuntamiento  “continua a concluir o desenvolvimento da bicimad, um serviço que se estenderá ao longo e largo da cidade e que chegará pela primeira vez 21 distritos, graças a um esforço econômico de quase 50 milhões de euros”, ressaltou. 

As novas estações estão em 13 bairros de Madrid: Arganzuela, Carabanchel, Chamartín , Ciudad Lineal, Fuencarral–El Pardo, Hortaleza, Latina, Moncloa–Aravaca, Moratalaz, Puente de Vallecas, San Blas–Canillejas, Tetuán e Usera. 

Regras de uso

Para garantir o pleno funcionamento serviço e a disponibilidade de bicicletas para todos os usuários, uma bicicleta só poderá ser utilizada durante 30 minutos contínuos. 

Não há restrição quanto a quantidade de viagens por dia. Porém, passados os 30 minutos, a bicicleta deverá ser deixada em sua base.

Assinatura

Coincidindo com o lançamento do novo sistema, o Bicimad dará a todos os usuários uma assinatura gratuita de cinco meses, que será ativada quando o assinante migrar sua conta para MPass, o sistema de conta única pós-pago que permite aos usuários usar os serviços da Empresa Municipal de Transportes (ônibus, estacionamentos, bicimad e estacionamento para bicicletas). 

Os atuais assinantes podem realizar este processo através da aplicação bicimad a partir de hoje, 7 de março. 

Sistema anterior

O sistema anterior, que está em operação há nove anos, será gradativamente substituído pelo novo. 

Esta renovação, que implica na substituição das atuais 264 estações e 2.964 bicicletas, exige, necessariamente, um período de convivência entre o sistema anterior e o novo para que o serviço não deixe de funcionar em nenhum momento. 

A expectativa é que essa fase de transição dure cerca de cinco meses, até julho.

A lista das 60 novas estações pode ser consultada em: https://www.emtmadrid.es/Ficheros/Bicimad-NuevasEstServicio-6Mar23-v-vertical.aspx

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »