Lula vence em Madrid

Após a apuração das urnas de Madrid, Lula sai na frente na disputa presidencial

Com 52% dos votos válidos, contra 37,1% de Jair Bolsonaro, Lula vence o atual presidente, nas urnas em Madrid.

Dos 5.956 eleitores, 2.874 votaram em Lula e 2.052 em Bolsonaro. Os restante dos votos foram para os demais candidatos, além de brancos e nulos.

Vale mencionar que 160 votos de uma seção não foram divulgados, pois a urna eletrônica apresentou problema.

No total, a Zona Eleitoral, localizada na Casa do Brasil, contou com 26 urnas, sendo 23 urnas eletrônicas, duas no papel, e uma seção que teve metade de votos realizados em urna eletrônica e a outra metade em voto impresso, após a máquina parar de funcionar.

A respectiva Zona Eleitoral é sede de votação dos brasileiros residentes tanto em Madrid, quanto na região oeste da Espanha e também em Canárias.

Dia de votação em Madrid

Neste domingo (02), quase seis mil brasileiros compareceram as urnas, para decidir quem será o presidente do Brasil nos próximo quatro anos.

Durante todo o dia, uma larga fila se mantinha formada no exterior da Casa do Brasil.

Os eleitores encararam, com entusiasmo, uma espera aproximada de 30 minutos, em um dia ensolarado.

Fechamento das portas

A eleitora Marta Cristina foi a última a entrar para votar

As portas foram fechadas às 17h, com a passagem da última eleitora que chegava as pressas ao local.

“Foi Deus quem me ajudou. Eu precisei correr para chegar antes que fechassem as portas. Eu cheguei com a língua para fora. Mas foi um alívio quando consegui entrar, no justo momento em que já estavam fechando as portas”, contou a curitibana Marta Cristina, secretária, que há 18 anos vive na Espanha.

Mesmo chegando em cima da hora, ela acrescentou que votar não representa uma obrigação. “Eu venho por amor a nossa pátria. Amor ao Brasil. Faço questão de votar”, finalizou.

Tarcísio Alves, aposentado de Fortaleza, que reside há 20 anos na Espanha, enxerga a eleição de 2022 muito polemizada. “Existem muitas discussões entre brasileiros. Não se discute a democracia. Se discute os políticos, a corrupção, os roubos e ladrões. Falta discutir, melhorar a democracia as instituições”, comentou.

Aumento de Eleitores

Fila de espera para votar em Madrid

Desde as últimas eleições presidenciais, em 2018, o aumento de eleitores em Madrid foi de 25%, que passou de 16 mil para quase 20 mil brasileiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »