SAMUR-PC, Bombeiros, Cultura e Turismo e EMT estão entre os melhores avaliados
O resultado da pesquisa apresentada pela vice-prefeita de Madri, Begoña Villacís, nesta quarta-feira (27), revelou uma boa pontuação sobre a Qualidade de Vida e Satisfação com os Serviços Públicos da cidade, referente a 2021.
De modo geral, a pesquisa apontou uma satisfação de 7,9 pontos entre moradores de Madrid, um aumento de 4 décimos desde 2019.
A capital é percebida pelos seus habitantes como uma cidade segura, atingindo uma média de 7,3 pontos de classificação em 2021, o que representa um aumento em relação a 2019 (6,7) e 2017 (6,9).
Os aspectos que prejudicam a melhor percepção da qualidade de vida na cidade são seu alto custo e a dificuldade de encontrar moradia com menor preço.
Quando questionados sobre a vida no bairro, a pontuação média foi de 7,6, superando assim os dados dos exercícios de 2019 (7,2) e 2017 (6,9).
Avaliação da atual gestão
A oferta cultural e os serviços e equipamentos municipais de entidades como o SAMUR-Proteção Civil e Bombeiros atingiram uma média de 8,5 e 8,4, respetivamente, por mais um ano, juntamente com a Cultura e Turismo (teatros, bibliotecas, informação e turismo promoção…) que obteveram 8 pontos, ocupando as primeiras posições da pesquisa.
Já o serviço prestado pela Empresa Municipal de Transportes (EMT) é valorizado de forma positiva com uma pontuação de 7,3, sendo os meios de transporte mais utilizados: o metro e o ônibus, que são regularmente utilizados por seis em cada dez pessoas ouvidas na pesquisa.
A gestão da equipe de Governo da Câmara Municipal e de sua Administração obteve média de 5,9 e 6,1, respectivamente, acima da série histórica e melhorando sua avaliação principalmente nos bairros sul e leste.
Já o trânsito, limpeza, poluição e saúde estão entre os que mais preocupa a população
O uso de veículos particulares segue crescendo desde 2016, e a pandemia parece ter aumentado para 43,9%, quando em 2019 a percentagem era de 36,8%.
No que diz respeito à poluição, há uma diminuição da preocupação dos cidadãos com o assunto, mas tanto o controle do ruído quanto a poluição do ar estão entre os serviços municipais mais mal avaliados, com média de 4,8 e 4,9, respectivamente .
A pesquisa
O estudo foi realizado pela Direção Geral de Transparência e Qualidade, em colaboração com a empresa Sigma.
Foram entrevistadas 8.515 pessoas, dos 21 distritos de Madrid. Destes, 54% mulheres e 46% homens, todos maiores de idade e residentes na cidade há pelo menos seis meses antes da data da pesquisa.
Os resultados completos serão publicados pela Direcção-Geral de Transparência e Qualidade da Câmara Municipal de Madrid no portal web institucional ( Qualidade e Avaliação ) e nos Portais de Transparência e Dados Abertos .